CineXplod

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Good Night, and Good Luck (2006)
"We will not walk in fear, one of another"

Sinopse: No inicio dos anos 50, a ameaça do comunismo criou um ambiente de paranoia nos Estados Unidos. O senador Joseph McCarthy cria livrar a America de comunistas, pessoas de esquerda e simpatizantes de comunistas, não se importando com o que era preciso e com quem saía ferido. Com medo de ser rotulado como comunista ou sinpatizante de comunistas, ninguem se atrevia a opor-se a McCarthy.
Na estação televisiva CBS, o programa "See It Now" estava programado para apresentar histórias ao publico. E depois de Edward R. Murrow(David Strathairn) apresentar a história de Milo Radulovich um militar que foi despedido das suas funções sobre a acusação de que o seu pai poderia ter um passado corrompido com o comunismo. O senador McCarthy ataca Murrows, acusando-o de ter ligações com o partido comunista e ser até ao momento comunista. Assim o jornalista da CBS e o seu produtor Fred Friendly(George Clooney) decidiram opor-se a McCarthy, uma vez que ele estava intocável á demasiado tempo.

Critica: Direitos civis e liberdade de expressão têm sido elementos delicados de direitos humanos. Good Night, and Good Luck aprensenta-nos um tempo em que o jornalismo era fundamental para esses direitos. Enquanto muitos nunca agiram de maneira impetuosa como Murrow, ele e a sua equipa eram os unicos a lutar pela verdade. Mesmo sabendo que iriam ser atacados e rotulados como comunistas, eles lutaram para trazer a verdade por detrás da luta egomaniaca de McCarthy para livrar a Anerica de comunistas, era o trabalho mais honesto no jornalismo.

Enquanto a película é selada com um estilo monocromático de preto e branco, a história canta profundidade sem dúvida alguma. Tendo George Clooney um historial em jornalismo( o seu pai era jornalista), tem um pronfundo conhecimento sobre o assunto. Podemos dizer que o assunto esta perto do coração, toda a pesquisa feita não passa despercebida e tráz assim a história com verdade e honestidade, bem ao estilo de Murrow. O uso de imagens reais de arquivo do discurso do Senador McCarthy contra Murrow, casos reais de tribunal, entrevistas com Radulovich e até mesmo anuncios publicitários, projectam bem alto o realismo de "Good Night and Good Luck".

"Confessions of a Dangerous Mind" não foi claramente uma grande estreia para Clooney. Mas em "Good Night and Good Luck", o seu trabalho é magnifico, com um argumento brilhante e uma direcção maravilhosa. Somos mantidos á distancia, nunca entrando na vida das pessoas. Por vezes as cenas são filmadas através de vidros ou compartimentos diferentes, lembrando nos que somos apenas uma mosca na parede e nao um participante na acção. David Strathairn entrega-se com uma performance esplendida como Edward Murrow. Em cada uma das suas falas, o nosso olhar prende-se nele e não o conseguimos desviar. George Clooney tráz uma das suas melhores performances como Fred Friendly. O restante elenco exibe performances todas ao mesmo nivel com especial atenção em Patricia Clarkson.

Enquanto ao prencipio ficamos presos em todo o nevoeiro provocado pelo tabaco fumado por todos os actores, depois da historia sobre Radulovich, o nevoeiro dissipa-se e o alvo é colocado em McCarthy para todo o resto do enredo. "Good Night and Good Luck" mostra o que o jornalismo costumava ser, a procura pela verdade. É desapontante que o jornalismo hoje em dia não seja como o de Murrow.

Pontos Altos: Um belo filme sobre o que o jornalismo deve ser.

Pontos Fracos: Bem ... isto em si não é um ponto fraco, mas a verdade é que muitas pessoas iram achar o filme secante.

Classificação:

1 Comentário(s) cinéfilo(s):

Não aguento mais para o ver. Nunca mais chega!

Um abraço.

By Blogger Carlos M. Reis, em 10:57 da tarde  

Deixa um comentário

<< Home