CineXplod

quarta-feira, novembro 30, 2005

Alice (2005)
A viragem dos filmes portugueses para o bom caminho...


Sinopse:
Passaram 193 dias desde que Alice foi vista pela última vez.
Todos os dias Mário (Nuno Lopes), o seu pai, sai de casa e repete o mesmo percurso que fez no dia em que Alice desapareceu.
A obsesssão de a encontrar leva-o a instalar uma série de câmaras de vídeo que registam o movimento das ruas. No meio de todos aqueles rostos, daquela multidão anónima, Mário procura uma pista, uma ajuda, um sinal...
A dor brutal causada pela ausência de Alice transformou Mário numa pessoa diferente mas essa procura obstinada e trágica, é talvez a única forma que ele tem para continuar a acreditar que um dia Alice vai aparecer...


Critica:
Alice é o filme de estreia de Marco Martins e revela-se assim como uma supresa inesperada no nosso mercado cinematográfico. Contém um argumento simples, mas que sabe explorar as tensões e situações interiores de forma a prender a atenção do espectador.
O enredo passa-se á volta do desaparecimento de Alice, mas o filme foca principalmente os sentimentos do pai e a sua maneira de "responder" ao desaparecimento da filha.
Vemo-lo a atravessar uma Lisboa escura e fria, tentando por tudo descobrir uma pista da sua filha através dos seus folhetos e câmaras, isto, perante o olhar indiferente das pessoas por quem distribui os folhetos.
Nuno Lopes é uma das supresas deste filme, no ponto que nos consegue fazer sentir o vazio e sentimento de perda de Mário. Tal como Beatriz Betarda que apesar de ser uma personagem secundaria, tem o papel da mãe, o lado feminino e mais fragil, e desamparada pela vida. É de realçar a cena do ataque de histerismo de Luisa, onde nos é transmitida uma clara e violenta imagem de dor.
A imagens de Lisboa são todas num tom azul de desespero e a banda sonora de Bernardo Sasseti é bastante triste e bem inserida, estas duas coisas em conjunto funcionam suberbamente bem.
O filme dá-nos então uma variedade de sensações e sentimentos que nos penetram por completo.

Pontos Altos: O desempenho e Nuno Lopes e Beatriz Betarda são bestiais.
A relação som/imagem.

Pontos Baixos:
No inicio custa a inserirmo-nos no filme, por este ser um pouco monótono.

Classificação:
7 em 10 (Tendo em consideração que é um filme português e o primeiro de Marco Martins...)

1 Comentário(s) cinéfilo(s):

Gostei bastante da critica Xôr Xplod... Apesar de não perceber muito de cinema, acho que focas-te os aspectos principais do filme, assim como, o excelente desempenho do actores! []

By Anonymous Anónimo, em 7:30 da tarde  

Deixa um comentário

<< Home