CineXplod

quinta-feira, novembro 10, 2005


"Howl's moving Castle" de Hayao Miyazaki (2005)

Sinopse: Sophie, uma típica adolescente de 18 anos, vê a sua vida virada do avesso quando se cruza acidentalmente com o misterioso mas belo feiticeiro Howl e, subsequentemente, é transformada numa mulher de 90 anos pela vaidosa e perversa Bruxa do Nada. Ao embarcar numa incrível odisseia para quebrar a maldição, ela encontra refúgio no castelo andante de Howl onde conhece Markl, o aprendiz de Howl, e um impetuoso demónio de fogo, com o nome de Calcifer.

Critica: Depois do sucesso mundial de "A Viagem de Chihiro", Hayao Miyazaki regressa com mais uma obra-prima.
"O Castelo Andante" é já um dos maiores sucessos internacionais de 2005.
Os filmes de Miyazaki tendem a ter enredos semelhantes, personagens parecidas, e elementos historicos identicos. Mas isso não quer dizer que os filmes dele sejam mais do mesmo. É interessante de observar e dar-mo-nos conta que Miyazaki criou o seu proprio mundo fantastico e os seus filmes co-habitam nesse mundo. Cada vez que vemos um filme de Miyazaki vemos o mundo pelos olhos dele... e é um belo mundo.
Podem perceber que várias personagens são semelhantes nos filmes dele, especialmente o uso de jovens raparigas como personagem principal (que para quem não sabe é uma especie de private joke dos estudios ghibli têm, onde criaram uma especie de actriz virtual para desempenhar os diversos papeis nos filmes de miyazaki). E o que seria dos filmes dele sem uma estranha criatura, umas velhas malucas e pessoas que se podem transformar em animais. Já para não esquecer alguem que voe.
Estes são os temas de Miyazaki, o seu estilo. Poderá até ser a nova Disney no futuro, quem sabe. Enquanto os desenhos á mão estão a acabar pela america , e os cartoons animados computorizadamente são a nova sensação, é bom saber que existem os filmes de Miyazaki para olharem no futuro pela bela maneira antiquada.

Pontos altos:
Argumento, Banda sonora, e tudo e tudo e tudo

Pontos Baixos:
Só esteve uma semana no cinema, não tive tempo de lá ir ver, tive que ver em casa :( .

Classificação:
9 em 10

1 Comentário(s) cinéfilo(s):

Hayao Miyasaki é um cartógrafo da alma, colorindo a paisagem da essência humana com pinceladas de puro encanto. É um belo filme, mas não é uma Obra Máxima de Miyasaki.

Cumprimentos.

By Blogger Francisco Mendes, em 9:09 da manhã  

Deixa um comentário

<< Home