CineXplod

sábado, janeiro 07, 2006

Charlie and the Chocolate Factory
"Everything in this room is *eat*able. Even I'm *eat*able. But that is called cannibalism, my dear children, and is in fact frowned upon in most societies."

Sinopse: Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono de uma fábrica de chocolate na qual ninguem pode entrar á 15anos e onde os operários são uma estranhas criaturas conhecidas como Oompa -Loompas. Wonka lança um concurso para exibir a sua fábrica a cinco crianças, oculta assim 5 bilhetes dourados nas tabletes de chocolate.
As cinco crianças escolhidas seguem estéreotipos: Violet Beauregarde (Annasophia Robb) é uma garota ultra-competitiva cujos esforços físicos e intelectuais estão actualmente voltados para o campeonato de mascar pastilhas; Veruca Salt (Julia Winter) é uma menina rica e mimada ao máximo pelos pais; Mike Teavee (Jordon Fry) tem instintos destrutivos e é viciado em video-jogos; Augustus Gloop (Philip Wiegratz) é um glutão, viciado em chocolate; Charlie Bucket (Freddie Highmore) segue o estéreotipo idealizado por Dahl: solidário, bondoso e apegado à família. A visão de mundo de Dahl é exposta à medida em que, devido aos seus desvios de carácter, cada uma das crianças vai “caindo” e sendo expulsa da presença de Willy Wonka, até sobrar apenas Charlie. E é quando Charlie sobra que este se transforma na personagem-solução dos problemas de Wonka.

Critica: É de mim ou Tim Burton e Johnny Depp fazem uma bela equipa?
A sua primeira colaboraçao foi no inicio dos anos 90 em "Edward Scissorhands" e supreenderam as audiencias. Juntaram-se outra vez em 99 para "Sleepy Hallow" e novamente fizeram um grande filme. Agora trazem-nos "Charlie and the Chocolate factory" e as audiencias foram novamente supreendidas pela positiva com este filme.
Na sua adaptação do livro de Roald Dahl -"Charlie e a Fábrica de Chocolate"- , Tim Burton recupera a bizarria e excentricidade que são suas caracteristicas, num misto de drama familiar, comédia e fantasia.
Charlie estava perfeito e as outras crianças eram absolutamente despreziveis (tal como deveriam ser). Os Oompa-loompas e as suas canções eram hilariantes.
Wonka merece atenções especiais, Johnny Depp fez-lo um socialmente desajeitado, louco, hilariantemente esquisito e com feridas emotivas profundas e algum dialogo realmente brilhante.
De notar também o excelente trabalho fotográfico de Philippe Rousselot ("Big Fish"), que faz uma eficaz distinção entre o mundo sombrio e infeliz da vida no exterior da fabrica, e o maravilhoso e colorido mundo no interior da fabrica.
Para qualquer fã de Tim Burton (e não só) este é outro "must see movie". Se não têm a certeza então devem confiar em Tim Burton e o seu toque artistico nas coisas. Com exitos como "The Nightmare before Christmas", "Beetle Juice", e "Big Fish" podem confiar que Charlie vos irá manter cativados mesmo durante alguns dias depois de verem o filme.

Pontos Altos: O desempenho de Depp e de Highmore, os Oompa-Loompas, o trabalho sonoro de Danny Elfman.

Pontos Baixos: ...

Classificação: 8 /10

1 Comentário(s) cinéfilo(s):

Tom Burton e Johnny Deep juntaram-se também para fazer a biografia de Ed Wood, o suposto pior realizador de todos os tempos. Se não viste ainda aconselho vivamente.

Cumprimentos :)

By Blogger not_alone, em 3:11 da tarde  

Deixa um comentário

<< Home