CineXplod

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004)
"Blessed are the forgetful, for they get the better even of their blunders."

Sinopse: No dia São Valentim, Joel Barish (Jim Carrey) sente o impulso de ir á praia em vez de ir ao trabalho. Depois de passar o dia gelado na praia ele conhece Clementine Kruczynski (Kate Winslet) no comboio de regresso a casa e têm um fraco um pelo outro. Joel e Clementine não sabem que já foram um casal no passado. Joel tinha acabado de apagar Clementine da suas memórias quando soube que ela tinha feito exactamente o mesmo, quando o seu relacionamento acabou. No entanto, durante o seu processo de "limpeza" de memória, Joel vê que na verdade ainda ama Clementine e não a quer perder, luta assim contra o seu próprio cérebro tentanto manter as memórias dos seus momentos juntos.

Critica:
Depois do sucesso de "Being John Malkovich" e "Adaptation", Charlie Kaufman tornou-se sinónimo de 'estórias excentricas'. Enquanto "Confessions of a dangerous mind" era mais digamos comum, "Eternal Sunishine" leva-o de volta para o um mundo não convencional, o extremo oposto. Enquanto todos temos memórias que tentamos esquecer, e é isso que nos define. A perda é uma poderosa emoção que nós não compreendemos enquanto não perdemos algo. Apesar de Joel ter fixado os momentos piores, foi só quando percebeu o que tinha feito a sua relação tão magnifica que se deu conta do que estava a perder, tentando desesperadamente em vão salvar o que pode.

A direcção de Michel Gondry complementa a escrita de Kaufman. As memorias de Joel são criativamente visionáveis, onde emergem umas das outras. É tanto detalhe para explorar, mesmo depois de alguns visionamentos do filme existem detalhes para encontrar e escolher. A maneira como os objectos começam a desaparecer está tão perfeitamente bem feita, ás vezes nem nos damos conta de que as coisas estão a desaparecer. Uma grande cena é quando Joel e Clementine estão a falar numa livraria e todos os livros começam a ficar brancos e vazios, acerta em cheio a situação da estória e mostra os simbolismos que Kaufman pretende embutir.

Jim Carey enquanto mestre da comédia dá a sua melhor performance de sempre. É um enorme passo para Carey ao desempenhar uma personagem tão introvertida e depremida. Ele mostrou que tem largas capacidades de habilidade para alem das suas excentricidades comicas.
Kate Winslet combina perfeitamente com Clementine, adicionando muita energia e contrastando com a rigidez de Joel. Enquanto Kate faz uma Clementine tão energica, ela cria esta aura misteriosa de que há mais nela, ela está realmente insegura mas esconde as suas emoções através de impulsos. Elijah Wood e Mark Ruffalo ambos desempenham bem os seus papeis como técnicos do procedimento. Não mostram muitas emoções, mas no entanto somos capazes de perceber o que pensam. Kirsten Dunst dá uma bela perfomance como a recepcionista de Lacuna Inc, o mesmo para Tom Wilkinson como Dr. Howard Mierzwiak, o chefe da Lacuna Inc.

"Eternal Sunshine of the Spotless mind" é uma estória de amor tão espectacular que consegue nunca cair numa formula de cliché. É uma estória de forçar a mente, no entanto é uma das mais originais estórias de amor que eu alguma vez vi.

Pontos Altos: A supresa no desempenho de Carrey ao mostrar que não é apenas o mestre da comédia. Todo o filme em si.

Pontos Fracos:
(A completar mais tarde)

Classificação:

1 Comentário(s) cinéfilo(s):

Na verdade o filme é uma boa supresa. Não apenas porque vemos Carrey num registo diferente e num verdadeiro papel no qual podemos ver que ele até sabe representar sem ser com caretas. Mas também porque o filme per si é excelente com ou sem Carrey.

By Anonymous Anónimo, em 5:05 da tarde  

Deixa um comentário

<< Home