CineXplod

sábado, novembro 19, 2005

Twelve Monkeys (1995)

Sinopse: Um virus desconhecido e letal disimou 5biliões da população em 1996. Apenas 1% da população sobreviveu até 2035, e foi forçada a viver em subterraneos. Um prisioneiro (James Cole) 2voluntariou-se" para ser enviado no tempo de regresso a 1996 com o intuito de recolher informação acerca da origem da epidemia(sendo a unica coisa que sabe é que foi espalhada pelo misterioso exercito dos 12 macacos) e localizar o virus antes que ele evolua para que os cientistas o possam estudar. Inflizmente Cole é erradamente enviado para 1990, seis anos mais cedo do que esperava, e é preso num instituto psicologico, onde conhece a Dr. Kathryn Railly, uma psiquiatra, e Jeffrey Goines, o filho maluco de um famoso cientista e perito em virus.

Critica: Terry Gilliam é um dos membros originais dos Monty Python. O seus trabalhos incluem Monty Python and the Holy Grail, The Life of Brian, and The Meaning of Life, onde ajudou a dirigir dois deles e ajudou na escrita de todos. Tambem dirigiu Jabberwocky onde usou um poema de Lewis Carrol e alguns dos seus amigos de Monty Python. Em 1995 decide fazer um filme um pouco diferente...
Inspirado num filme anterior chamado La Jetee, Twelve Monkeys é um filme de ficção-cientifica que lida com os efeitos das viagens temporais. O trabalho de camera faz um excelente trabalho ao deixar o espectador observar as coisas através do ponto de vista do seu protagonista James Cole (Bruce Willys). Esta é sem duvida uma das melhores performances de Willys, pela forma como ele nos tem de convencer a força psiquica e ao mesmo tempo vunerabilidade da sua personagem. Mas particularmente grande é o desempenho de Brad Pitt como "quase-maluco", o seu desempenho como Jeffrey valeu-lhe uma nomiação para oscar. O resto da equipa de actores não está má.
O argumento está muito bom. David Webb Peoples não é propriamente inexperiente no que toca a escrever argumentos, basta referir que um dos seus triunfos anteriores é qualquer coisa como Blade Runner que é apenas um dos melhores filmes de ficção-cientica de todos os tempos.
Twelve Monkeys é um bom filme que prende o espectador mesmo depois do fim.

Pontos Altos: A melhor performance ever de Brad Pitt e uma das melhores de Bruce Willys. Um bom argumento.

Pontos Baixos: Apesar do twist final(não tão twist como isso), o filme em vários momentos torna-se algo previsivel.

Classificação: 8 em 10

0 Comentário(s) cinéfilo(s):

Deixa um comentário

<< Home