CineXplod

terça-feira, novembro 15, 2005


Crash (2004)
"It's the sense of touch. In any real city, you walk, you know? You brush past people, people bump into you. In L.A., nobody touches you. We're always behind this metal and glass. I think we miss that touch so much, that we crash into each other, just so we can feel something."

Sinopse:
Várias histórias interligadas com temas como racismo, preconceito e xenofobia. Um filme supreendente.

Critica:
Crash contém um conjunto de personagens de diversos estereotipos, diferentes origens raciais, diferentes classes sociais e diferentes experiencias de vida. O filme não segue um enredo particular, mas ao invés intercrusa os muitos enredos secundários das suas diversas personagens e como directa ou indirectamente as suas vidas "se tocam", para melhor e para pior.
Os actores desempenham um papel brilhante neste filme, é de sublinhar o papel do policia
(
Matt Dillon) e da desperada dona-de-casa (Sandra Bullock).
Crash trata acerca do sempre controverso tema do racismo na sociedade. O filme contém racismo e ignorancia num contexto assustaduramente realista. Outros filmes têm tratado acerca do racismo e as suas causas/consequencias, mas nenhum que eu tenha visto o mostra de uma maneira tão obvia e real. As personagens neste filme não são (na maioria) más pessoas ou mal educadas ou mal intencionadas. No entanto, eles cometem actos de racismo e ignorancia, baseando-se em estereotipos e experiencias que têm da sua vida pessoal.
O filme não tenta impor nenhum ponto de vista á audiencia. Ele mostra, exactamente o tipo de cenas que acontecem todos os dias e exactamente o tipo de coisas que ouvi-mos, dize-mos, ou pensa-mos acerca de certas pessoas, apenas pela nossa experiencia pessoal ou por aquilo que presumi-mos acerca de uma pessoa graças ao seu aspecto/raça/religião.

Pontos altos:
Uma óptima realização de Paul Haggis e um ainda melhor argumento tambem de Paul Haggis (de lembrar que o argumento de Million Dollar Baby é, também da sua autoria).

Pontos baixos:
ah e tal..

Classificação:
9 em 10

0 Comentário(s) cinéfilo(s):

Deixa um comentário

<< Home