CineXplod

domingo, janeiro 22, 2006

Dr. Strangelove or: How I learned to stop worrying and love the bomb (1964)
"Gentlemen, you can't fight in here! This is the War Room."

Sinopse: Um general ordena as suas tropas para fazerem um ataque nuclear á USSR, pois suspeita que os comunistas planeiam poluir os “preciosos fluidos corporais” dos americanos, através da fluoretação das águas americanas. Entretanto o presidente dos USA telefona ao presidente do conselho soviético, a tentar explicar que houve um pequeno engano e eles vão ser bombardeados, mas problemas pessoais interrompem assuntos de estado. "Tu nem ligas para dizer olá"- diz o presidente do conselho soviético ao presidente dos USA. Enquanto isso, o conselheiro do presidente, um ex-nazi marado, Dr. Strangelove tráz más noticias. Ele revela que a USSR tem uma maquina do apocalypse capaz de eleminar toda a raça humana.

Critica: Quando olhamos para as obras de Stanley Kubrick, a comédia não é muito visivél. A maior parte dos filmes de Kubrik contem temas bastante sérios e negros, muitos são bastante desumanizados e afastados da realidade. Podemos olhar para "Clockwork Orange" e apelidá-lo de comédia negra, onde o humor entra de mão dada com perverso e sexual comportamento. Mas Kubrik só tem uma comédia nesta linha de filmes, e é a maior paródia de guerra jamais feita.

"Dr. Strangelove, or how I learned to stop worrying and love the bomb" é uma comédia classica. Com temas que tratam acerca do holocausto nuclear e o apocalypse, perguntamos como pode isto ser uma comédia. Mas a sátira corre em abundancia. Um filme que pode dizer "... you can't fight in here! This is the War Room", mostra como isto é uma sátira de liguagem ambigua. A base do argumento baseava-se no livro de Peter Georde, que é na realidade um sério olhar sobre a guerra. De alguma maneira enquanto Kubrick esta a escrever o guião, ele tornou um livro dramático numa comédia espectacular.

Este filme tem das mais memoraveis cenas na história do cinema, por exemplo Slim Pickens montado na bomba H, cena esta homenageada por diversas vezes. Ou aquela do exercito a disparar em frente a um letreiro que diz "A paz é a nossa profissão". No entanto uma das melhores caracteristicas de 'Dr. Strangelove' é o desempenho dos actores. Peter Sellers é brilhante em todos os papeis que desempenha. Lionel Mandrake, Presidente Merkin Muffley e claro Dr. Strangelove. A atracção é Strangelove. No fim quando Strangelove se levanta da sua cadeira em choque, podemos ver Peter Bull (o embaixador russo) a rir-se, eles não conseguiram filmar a cena sem que ele se ri-se.

Se não viram isto, estão a perder uma genial e hilariante comédia satirica, a unica comédia clássica de Kubrick.

Pontos Altos: Um bom argumento, um ainda melhor desempenho de Peter Sellers. Uma das melhores comédias que já vi.

Pontos Fracos: Pontos fracos neste filme são como os pilhões, haver há, só que nunca ninguem os viu.

Classificação:

2 Comentário(s) cinéfilo(s):

De todos os filmes apontados anseio também a sua exibição entre nós, com a excepção de Sin City2. De entre todos destaque V de Vendetta. Louco por comics books e tendo já viste há algum tempo os trailers é algo que não posso perder.

By Anonymous Anónimo, em 11:45 da tarde  

Paulo
Penso que esse teu comentário fosse para o post seguinte intitulado "Os 10 filmes mais esperados para 2006". Estou certo?

By Blogger Xplod, em 11:53 da tarde  

Deixa um comentário

<< Home