CineXplod

quarta-feira, novembro 09, 2005




"Last Days" de Gus Van Sant (2005)

Se forem ver ao cinema, não se esqueçam de levar uma amofada convosco, vai dar jeito.

Sinopse:
Um filme que tenta mostrar os ultimos dias de alguem antes do suicidio e para isso baseia-se em Kurt Cobain, ex vocalista dos Nirvana.

Critica:
Devem estar a pensar que reduzi ao maximo a sinopse.... mas não este filme não tem mesmo nada que se fale.
É dificil perceber o que é que Van Sant quer que nós pense-mos neste filme, devemos pensar que é Blake e não Kurt, mas, no entanto muitas partes do filme sao confusas e permanecem por explicar....a não ser que saibamos a historia de Kurt Cobain.
Porque é que que Blake vagueia na floresta? Porque é que o gajo anda sempre para lá a queixar-se? parece que anda a roer castanhas...
Se estiver-mos familiarisados com a historia de Cobain poderemos ter resposta para muitas perguntas, no entanto, se não estiver familiarizados com a historia estaremos irremediavelmente perdidos no filme. Eu estive completamente perdido neste filme.
Sem contar com as falhas no argumento, o filme tambem desilude com um ritmo extremamente lento. Somos forçados a ver Blake a preparar a comida durante uns 4minutos, vemo-lo tambem a vaguear pelo mato durante uns 10min. Estas longas paragens na historia são para evocar o sentimento de solidão e inutilidade que a personagem está a viver, mas tornam o filme extremamente aborrecido.
Nada neste filme faz muito sentido, mas neste filme tambem há pouca coisa de se ver...
Não consegui-mos envolver-nos nas personagens, as secundarias é como se não existissem e mesmo a personagem principal, dificilmente nos conseguimos envolver.
Como em Elephant, compreendo que Van Sant mostre a sua versão ficcionada dos eventos, e entao não vale a pena mostrar pontos historicos incorrectos. A minha queixa no entanto é que quando se ficciona um evento real, o normal é torná-lo mais interessante, e não aborrecido e sem interesse. Na minha opinião Van Sant pegou no interessante legado deixado por Cobain e tornou-o em nada.
As cenas homosexuais no filme eram completamente desnecessarias, não adiantaram nada no desenvolver da historia...

Pontos Altos: É de frisar o desempenho de Michael Pitt, acho que consegue desempenhar o seu papel na perfeição sendo o objectivo mostrar como a solidão leva á loucura e as suas semelhanças com Cobain ajudaram bastante, a voz, o aspecto etc.

Pontos Baixos:
Last Days é um filme pobre e uma ainda pior homenagem a Kurt Cobain.

Classificação:
4 em 10

3 Comentário(s) cinéfilo(s):

gostei do pense-mos, logo no inicio da critica. sera q qerias dizer pensemos? ou pense-mos e alguma forma d critica redutora ao pessoal pensador? de qq forma e refrescante

By Anonymous Anónimo, em 6:22 da tarde  

Aprende a escrever, é ridiculo uma crítica cheia de erros e tão mal escrito, não faz sentido.

By Anonymous Anónimo, em 12:19 da tarde  

Se não consegues envolver-te com as personagens se calhar é melhor ires à escola, talvez lá te habitues mais a envolvimentos. Ou então vai a um WC público tipo Cais Sodré e espera um bocado que aparecem logo personagens com que te envolveres...

Agora qualquer analfabeto (tu escrevias anal-fabeto, aposto) publica "críticas", eu prefiro criticar esses analfabetos.

By Anonymous Anónimo, em 12:23 da tarde  

Deixa um comentário

<< Home